Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Com lei aprovada na Câmara, Biblioteca Municipal ganha nome em homenagem a cambeense

Com lei aprovada na Câmara, Biblioteca Municipal ganha nome em homenagem a cambeense

por Elisandra publicado 16/07/2025 15h38, última modificação 16/07/2025 15h38
Com lei aprovada na Câmara, Biblioteca Municipal ganha nome em homenagem a cambeense

Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h

Texto foi sancionado e espaço público passa a ser chamado oficialmente de Maria Adelina de Melo e Souza


A Biblioteca Pública Municipal agora tem um nome oficial: Maria Adelina de Melo e Souza. A escolha é uma homenagem à bibliotecária cambeense que faleceu em 2022, aos 68 anos. A nomeação do espaço só foi possível em razão da aprovação do projeto de lei 21/2025 - enviado pelo Executivo - pela Câmara de Vereadores de Cambé, nas últimas semanas. O texto foi sancionado pelo prefeito, fazendo com que entrasse em vigor de forma oficial.

Maria Adelina de Melo e Souza fez parte da primeira turma do curso de biblioteconomia da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Trabalhou na prefeitura por três décadas. Foi diretora da Divisão Municipal de Cultura e Turismo, diretora da Biblioteca Pública de Cambé, chefe da Divisão e Setores da Biblioteca Pública de Cambé e chefe da Divisão de Acervo Bibliográfico. Durante a atuação no município, idealizou e organizou a Biblioteca Infantil de Cambé e articulou a mudança do acervo da Biblioteca Pública para o espaço no Centro Cultural de Cambé, na rua Pará, 161.

Com mais de 60 anos de história, a Biblioteca Pública Municipal começou as atividades em uma sala de aula do Colégio Estadual Olavo Bilac, depois funcionou na rua Otto Gaertner e, na década de 1990, foi transferida para o atual endereço, no centro da cidade, onde também ficam a secretaria municipal de
Cultura e o Museu Histórico. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.