Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Em tempo de isolamento social pelo Coronavírus, Vereador Dalto volta a defender importância do Condomínio do Idoso

por edinelsonalves — publicado 04/05/2020 09h51, última modificação 04/05/2020 09h51

No início do trabalho Legislativo deste ano, o Vereador José Luís Dalto apresentou ao Executivo Municipal a indicação 002/2020, para que fosse reivindicado junto ao Governo do Estado, por meio da Cohapar – Companhia de Habitação do Paraná, a implantação em Cambé do Programa “Viver Mais Paraná” cujo objetivo é o de construir condomínios habitacionais para pessoas idosas que não possuem casa própria. “Com o isolamento e outras medidas adotadas nesse tempo de pandemia, se tivéssemos um condomínio especifico em Cambé, isso diminuiria o sofrimento e os transtornos que os idosos estão enfrentando, bem como o risco de contaminação pelo Covid-19 e outras doenças, já que eles poderiam ser atendidos em suas casas por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde”, explicou.

Dalto comenta que o Programa do Governo do Estado prevê a construção de vilas para idosos em formato de condomínios horizontais fechados, com moradias compostas por um dormitório, sala, banheiro, cozinha e varanda, totalmente adaptadas com itens de acessibilidade, infraestrutura de lazer completa com praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, horta comunitária, salão de festas, pista de caminhada, quiosques e ambulatório para atendimentos básicos na áreas de Saúde. O valor cobrado para a manutenção desse programa habitacional é de 15% do salário mínimo.

Na sua indicação, o Vereador Dalto lembra que, “o crescimento da população idosa no Brasil é um fator de grande relevância e preocupação.  O Paraná é o 5º Estado brasileiro no ranking de envelhecimento populacional. Os números impressionam e indicam um alerta para os gestores públicos: a necessidade de implantação de políticas públicas efetivas que atendam a este segmento populacional. E Cambé, onde a população avança no seu processo natural de envelhecimento, também precisa com urgência de um Condomínio do Idoso”, reforçou Dalto.