Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Procuradoria da Mulher propõe telefone para comunicação direta de mulheres com a PM

Procuradoria da Mulher propõe telefone para comunicação direta de mulheres com a PM

por Elisandra publicado 09/07/2025 16h15, última modificação 09/07/2025 16h15
Procuradoria da Mulher propõe telefone para comunicação direta de mulheres com a PM

Vereadoras da Procuradoria da Mulher junto com o prefeito de Cambé e os PMs da Patrulha Maria da Penha

Ideia foi debatida em reunião na prefeitura, que também tratou da necessidade de melhorias no fluxo de atendimento de vítimas de violência


A Procuradoria da Mulher da Câmara de Cambé participou de uma reunião na prefeitura, na quarta-feira (8), para debater sobre ações de proteção das mulheres cambeenses. Participaram do encontro a procuradora da Mulher, vereadora Viviani Vallarini (PSD), a procuradora adjunta, vereadora Ellen Affonso (União Brasil), o prefeito Conrado Scheller e os policiais militares da Patrulha Maria da Penha, a soldado Pozzobom e o cabo Mazur.

A pauta principal foi a viabilidade de uma linha telefônica para a instalação de um WhatsApp para que a Patrulha Maria da Penha possa ter uma comunicação direta com as vítimas por meio de mensagem. Uma possibilidade comentada foi a confecção de um acordo de cooperação técnica entre o município e o Estado para o projeto se tornar realidade. "Como a patrulha trabalha na maioria das vezes na rua, indo verificar e fiscalizar as ocorrências, um canal por meio do aplicativo ficaria muito mais viável", frisou a vereadora Viviani Vallarini.

A agenda também serviu para o debate de outras medidas para a proteção das mulheres vítimas de violência, como melhorias no fluxo de atendimento da rede de acolhimento. "O próximo passo é unir todas as secretarias pertinentes, juntamente com os conselhos, para que nossas ações sejam integradas e mais eficazes. Acredito que, juntas, podemos nos fortalecer e promover mudanças reais e duradouras em nosso município. Estamos avançando aos poucos, com a consciência de que, ao falar sobre a mulher, é essencial considerá-la em todas as suas dimensões: familiar, saúde, educação, autonomia financeira, moradia, vínculos afetivos, cultura, entre outras. Só assim conseguiremos identificar onde, como Poder Legislativo, em parceria com as secretarias e entidades, podemos realmente contribuir", pontuou a vereadora Ellen Affonso.

Instalada no ano passado na Câmara Municipal, a Procuradoria atua como um canal de escuta e acolhimento, garantindo que as mulheres tenham voz e vez nas decisões políticas. "Sua existência fortalece a mobilização social e cria um ambiente propício para que os direitos das mulheres sejam respeitados e ampliados. A Procuradoria da Mulher é fundamental na luta por políticas públicas mais eficazes e sensíveis às necessidades das mulheres. Funciona como uma ponte entre a população feminina e o poder público, identificando demandas específicas, denunciando violências e propondo ações concretas para proteção, prevenção e promoção da igualdade de gênero", detalhou a vereadora Viviani Vallarini.

"Nosso compromisso, enquanto vereadora, é tirar a Procuradoria da Mulher do papel e transformá-la em ações concretas. Estamos empenhadas em fortalecer a rede de atenção e proteção às mulheres, promovendo políticas públicas eficazes e reais avanços para garantir seus direitos", garantiu a vereadora Ellen Affonso.

A Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Cambé atende pelo telefone 43 3174-1801 (WhatsApp).