Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Vereadores aprovam Dia Municipal de Apoio à Comunidade Surda

Vereadores aprovam Dia Municipal de Apoio à Comunidade Surda

por Elisandra publicado 28/11/2023 17h45, última modificação 28/11/2023 17h45
Além da discussão de assuntos de interesse da comunidade em geral, a 37ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Cambé, realizada na noite de segunda-feira (27/11), foi marcada pela votação de quatro projetos em segunda votação. Entre os projetos, os vereadores aprovaram, por sete votos, o Projeto de Lei nº 31 de 2022, que institui o "Dia Municipal de Apoio à Comunidade Surda", a ser celebrado anualmente no município.
O projeto é de autoria dos vereadores Dr Fernando Lima e Galego, em uma discussão que iniciou em 2022 e com essa nova Lei, serão desenvolvidas ações relacionadas à inclusão e à acessibilidade da comunidade surda em Cambé. A luta da comunidade surda continua e tem muito a avançar ainda, mas a cidade, com apoio da CMC, segue no caminho certo.
A sessão contou ainda com a explanação do médico Luiz Bazzo, que usou a Tribuna Livre para expor detalhes a respeito da campanha Novembro Azul, que se dedica à conscientização sobre o câncer masculino (próstata e testículos). Segundo tipo mais comum entre os homens, ele representa 29% dos diagnósticos da doença em homens. O médico falou que deve haver a conscientização de todos sobre a importância da visita ao médico para o diagnóstico precoce.
“Com a globalização, as pessoas procuram informação na internet, de maneira errada e nas palestras, alertamos também sobre isso. Essa geração se acha dona da verdade e é preciso lembrar a importância da consulta com especialista sobre o câncer de próstata. A medicina preventiva tem que ter atenção devida, os exames, como o PSA, precisam ter uma regularidade, e também o ultrassom, quando necessário. É uma somatória para se ter o diagnóstico. E se diagnosticado, o problema tem 95% de solução”, explicou o Dr Luiz Bazzo. Em seguida, os vereadores tiraram algumas dúvidas sobre o assunto, agradecendo a presença do especialista, que veio à sessão por convite do Rotary Club e da Câmara.