Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Radialista Mauro Segura recebe título de Cidadão Benemérito

Radialista Mauro Segura recebe título de Cidadão Benemérito

por Elisandra publicado 05/12/2023 17h58, última modificação 05/12/2023 17h58
Além da discussão de assuntos de interesse da comunidade em geral, a 38ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Cambé, realizada na noite de segunda-feira (04/12), foi marcada pela entrega do título de Cidadão Benemérito, a Mauro Silva Segura, pela contribuição nos anos de dedicação e fomento ao esporte amador em Cambé e região.
A iniciativa que concedeu a homenagem foi do vereador Carlinhos da Ambulância, que apresentou aa proposição em agosto último, obtendo aprovação unânime dos demais vereadores. A Câmara esteve lotada de autoridades, familiares e muitos amigos, que vieram prestigiar a solenidade. "É importante homenagear em as pessoas vida e estamos fazendo isto. Tenho certeza que um dia teremos um nome de ginásio de esportes, por exemplo, em nome do Mauro. É uma honra poder entregar esse título, uma homenagem muito mais que merecida", lembrou o vereador Carlinhos da Ambulância.
O homenageado relatou muitas fases da vida, do pioneirismo na comunicação via rádio como locutor do esporte amador e profissional em nosso município e região. E também agradeceu a honraria. “Temos muitos amigos aqui hoje, entre os vereadores, entre os convidados, e muita gente que trabalhou comigo, além de familiares queridos. A gente recebe um dom e segue nele com muito afinco e determinação. Fui criado em tudo o que é canto, sempre do jeito simples. Minha vó em ensinou a trabalhar nunca com o EU, e sempre com o NÓS. E assim vai. Aprendi a fazer o melhor trabalho possível, da melhor forma. Agradeço essa homenagem aqui hoje, entre amigos. Meu muito obrigado ao vereador Carlinhos da Ambulância e a todos presentes nesta noite”, falou, emocionado, Mauro Segura.
Durante a solenidade, foi exibido um vídeo com vários depoimentos, com amigos e autoridades, entre eles o prefeito Conrado Scheller, o deputado Luiz Carlos Hauly e colegas de trabalho de emissoras – de TV e rádio -, de São Paulo. Além da esposa Cláudia e outros familiares, também deram seu depoimento sobre a relação com Mauro, os radialistas Eduardo Cazarim e Rodrigo Linhares, e o apresentador de TV, Vinícius Buganza.
--MAURO SEGURA, UMA HISTÓRIA
Mauro Silva Segura, nascido em 21/11/1959, na cidade de Cambé é filho de Shirly Silva Segura, dona de casa e José Segura (in memorian) motorista, casado com Claudia Codato, professora aposentada, com quem teve 2 filhos - Paulo Henrique e Ana Letícia.
Mauro evidenciou sua vocação desde muito cedo, influenciado pelo pai e seu avô, ouviam rádio o dia todo e tudo começou como uma brincadeira de narrar jogos de botão e imitar narradores famosos da época.
Sebastião, seu vizinho, se tornou dirigente do time Prudentina de Cambé e Mauro foi convidado por ele para narrar os jogos no Estádio José Garbelini de Cambé.
Em 1980, durante a final da Copa Coroados, de Londrina, uma das maiores competições da região, a equipe vencedora foi a Prudentina de Cambé, que ganhou uma viagem para o Paraguai, onde faria dois jogos amistosos.
Para falar deste importante resultado para o time Prudentina, a rádio Cultura de Rolândia convidou Sebastião para uma entrevista. Muito tímido, ele pediu a Mauro que o acompanhasse. Foi o primeiro contato de Mauro com os microfones de uma rádio.
Ns amistosos no Paraguai, Sebastião levou Mauro, onde faria a gravação do jogo. Para a surpresa de todos, sua gravação foi também transmitida pelos microfones do estádio, tornando-se sua primeira transmissão pública. Com isso, Mauro se deixou envolver ainda mais pela arte da narração esportiva e se entregou de vez a sua vocação. Passou então a procurar empregos, sempre ouvindo e acompanhando os narradores das rádios Alvorada, Paiquerê, Londrina e Clube de Londrina. E, mais uma vez Sebastião impulsionou sua carreira, intermediando sua contratação na Rádio Cultura de Rolândia.
Mauro começou a divulgar o esporte amador de Cambé na Rádio Cultura. Cambé possuía mais de 50 equipes amadoras e Mauro marcava os jogos entre as equipes de Cambé e outras da região. Eram aproximadamente 150 equipes. Ele então teve a ideia de ao final de cada ano homenagear os times, e assim foi criado o “Diploma de Futebol Amador”, um reconhecimento aos jogadores que se destacavam.
Mauro iniciou as atividades oficialmente como locutor esportivo, fazendo reportagens de campo e sua primeira narração foi no Campeonato Paranaense de futebol profissional, em União da Vitória, ainda na década de 1980. A partir daí, acompanhado por Maurício Borges, um grande amigo que o rádio lhe deu, incursionou por muitas outras narrações profissionais.
Reconhecendo a importância de suas locuções, o Estádio do Distrito de São Martinho construiu uma cabine esportiva para que Mauro tivesse um espaço mais adequado para a transmissão dos jogos amadores.
Através da rádio Cultura, Mauro foi convidado para fazer a narração de vários eventos esportivos na região. Definitivamente a rádio Cultura havia se tornado sua segunda casa, e foi também pela rádio Cultura que Mauro narrou todos os eventos esportivos na cidade de Cambé, entre os anos de 1980 e 1990 e também os jogos do Londrina Esporte Clube e dos grandes times de São Paulo e Rio de Janeiro, acompanhado por Maurício Borges, Vanderley de Freitas, Celso Luis e Orivaldo Marinelli. Nesta época, em uma de suas narrações, conheceu um jovem estudante de comunicação a quem deu oportunidade de fazer reportagens e hoje se tornou um ícone do meio esportivo. Seu grande amigo Osmar Garraffa.
No início da década de 1990, Mauro deixou a Rádio Cultura para iniciar um programa esportivo na Rádio Metropolitana de Cambé, que virou a Jovem Pan. Nesta época passou a se dedicar ainda mais às narrações profissionais e teve o prazer de oportunizar dois outros grandes profissionais como Eduardo Cazarim, Odinei Ribeiro, em suas primeiras atividades no rádio.
Da Rádio Metropolitana, Mauro transferiu-se para a Rádio Londrina, comandada pela família Dalcol, onde teve o prazer de trabalhar com grandes nomes, como Gildo Alves e Augustinho Pereira. Depois integrou a equipe esportiva da Rádio Brasil Sul, numa fase muito dinâmica de sua trajetória e na sequência se engajou também na televisão, como integrante do Programa Esporte com Cabral, da TV Tropical. Em parceria com seu amigo Osmar Garrafa, desenvolveu importantes trabalhos nas Rádios Triannon, ABC de Santo André, Rádio Capital e Rádio Gazeta. Na Gazeta, Mauro teve a honra de trabalhar ao lado de Juarez Soares e na Triannon, com Fernando Solera.
Ainda sobrou criatividade para organizar carnavais de rua, com a Escola de samba “Balança o Saco”. Nos desfiles de rua da cidade, Mauro além de ajudar na organização, puxava o samba enredo. Mauro foi um dos fundadores do “Clube dos 10”, um grupo de amigos que ainda se mantém unido para brincar o carnaval.
Atualmente Mauro trabalha em sua rádio Web e faz parcerias com Eduardo Cazarim na rádio Clube FM e na Rádio FM 104 de Cornélio Procópio, com o grande amigo Gildo Alves, sempre fazendo o que mais ama, narrando jogos esportivos.