Alunas que venceram competição nacional são homenageadas na Câmara
Vereadores aprovaram moção honrosa para estudantes cambeenses que venceram a Copa Sudeste de Foguetes
A Câmara de Cambé valoriza o poder transformador da educação, a dedicação na busca por um futuro melhor e o trabalho em equipe. Por isso, os vereadores aprovaram por unanimidade - e em discussão única - na sessão de segunda-feira (7) a moção honrosa 04/2025, apresentada pelo presidente da Casa, Odair Paviani (PL). A moção homenageia e reconhece o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA) e as alunas Ayumi Mitico Bordin Shimomura e Mariana Torres Pereira de Matos, do nono ano, que em junho foram campeãs da Copa Sudeste de Foguetes, realizada em São Carlos, no interior de São Paulo.
A competição, no nível três, reuniu cerca de 37 escolas de todo o País e aconteceu na USP (Universidade de São Paulo). O foguete das estudantes cambeenses atingiu 258,8 metros de distância na primeira tentativa e 350 metros na segunda, o que assegurou o lugar mais alto no pódio. As jovens receberam o troféu e as medalhas de ouro. Para destacar a importância da conquista, o diretor do INSA, Rodrigo Bertacini, esteve na Câmara na segunda, e durante a tribuna livre, falou sobre o orgulho da cidade com o feito que também fortaleceu o nome do Estado no cenário nacional.
"Foi uma competição muito acirrada. Tivemos muito vento na competição e no segundo dia as alunas conseguiram pensar estratégias para alcançar uma distância maior. Uma competição de muito aprendizado. Esse projeto desenvolve muitas competências e habilidades, da física e química à aerodinâmica, e isso agrega. Agradecemos o reconhecimento por parte da Câmara. É uma representatividade que elas tiveram, levando o nome de Cambé a altos patamares", afirmou.
Ayumi e Mariana classificaram a experiência como "extraordinária". "Participar da competição foi muito legal e não imaginávamos que seria tão enriquecedor. Aprendemos muito e vamos levar o aprendizado para a vida. Ficamos felizes com a oportunidade de estar na Câmara e poder representar a cidade. Que possamos seguir representando bem os jovens também e inspirar outras pessoas", ressaltaram.
O presidente da Câmara, Odair Paviani, disse que a moção é uma forma de mostrar o impacto positivo da educação na vida dos jovens. "Agradecemos aos vereadores que estiveram junto conosco, votando essa moção. É uma forma de incentivar a educação e as escolas. O professor Rodrigo nos convidou a conhecer o projeto, que é muito inovador. Estamos buscando levar para outras escolas a ideia de fazer uma competição e assim fortalecer a educação", frisou. Durante a sessão, todos os vereadores parabenizaram as estudantes e o colégio.
Acesse e confira as fotos da sessão: https://www.flickr.com/photos/203113568@N05/albums/72177720327404472/



