Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Após votação na Câmara, programa Bolsa Atleta deve virar Lei

Após votação na Câmara, programa Bolsa Atleta deve virar Lei

por Elisandra publicado 22/08/2023 15h37, última modificação 22/08/2023 15h37
Além da discussão de assuntos de interesse da comunidade em geral, a sessão ordinária (23ª) da Câmara de Vereadores de Cambé, realizada na noite de segunda-feira (21/08), marcou a aprovação, em primeira votação, do Projeto de Lei nº 33/2023, que Institui o Programa de Incentivo ao Esporte Amador, a chamada Bolsa Atleta, em âmbito municipal .
️Por conta da importante votação, o Plenário da Câmara esteve lotado de atletas, técnicos, pais de atletas e apoiadores, além da presença da Secretária de Esporte e Lazer de Cambé, Telma Gamba. Estiveram presentes os técnicos Edson Nascimento ‘Garrincha’  (futsal), Rodolfo Moraes  ‘Cyborg’ (handebol) e Reginaldo Mazzola (vôlei).
Os vereadores foram unânimes em apoiar a iniciativa do Executivo, afirmando que o Projeto de Lei será aprovado também em segunda votação, na próxima sessão (dia 28). “Muitos atletas, valores do esporte de Cambé, acabam deixando a cidade atrás de seu sonho de se tornarem profissionais do esporte, justamente por não terem o devido incentivo financeiro que o façam permanecer treinando pelo nosso município. Esse incentivo vai mudar esse panorama, contribuindo para a permanência de muitos dos nossos valores do esporte”, comentou o presidente da câmara, vereador Tokinho.
A Secretária de Esporte e Lazer de Cambé, Telma Gamba, lembrou a votação positiva do Projeto de Lei nº 33/2023, é motivo de muita alegria para o esporte de Cambé. “É uma conquista sonhada a anos por todos nossos profissionais e atletas. Esse momento com certeza será um dos marcos mais importantes e lembrados na história do esporte em nossa cidade”. Após a aprovação pela CMC, o PL será enviado ao Executivo para deliberação e assinatura do prefeito Conrado Scheller, definindo então, prazos e valores dos repasses aos atletas cambeenses.
Os vereadores também aprovaram, em segunda votação, o Projeto de Lei Complementar nº 8/2023, de autoria do vereador Igor Mateus, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos supermercados de fornecerem carrinhos de compras adaptados às pessoas com deficiência e autistas.
Em segunda discussão, foi aprovada a inclusão de parágrafos ao artigo 4º da Lei n° 3.116, de 20 de setembro de 2022, que dispõe sobre o Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM), a Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, criando o Fundo Municipal de Políticas Públicas de Direitos para Mulheres (FMPPM).
Também em segunda votação, os vereadores votaram favoráveis à inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Município, do “Agosto Cinza”, de autoria do vereador Jota Mattos, referente ao mês de reflexão e promoção de eventos sobre prevenção e combate a incêndios.