Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Avanços e transparência : Presidente da Câmara faz balanço e agradece parceria dos vereadores

Avanços e transparência : Presidente da Câmara faz balanço e agradece parceria dos vereadores

por celia — publicado 20/12/2022 15h40, última modificação 20/12/2022 16h15
O vereador Dr. Fernando Lima foi eleito presidente no início do atual mandato e sua gestão se encerra em 31 de dezembro. O novo presidente eleito, Leonildo Julião - Tokinho assume dia 1º de janeiro
Avanços e transparência : Presidente da Câmara faz balanço  e agradece parceria  dos vereadores

"Uma fase termina e outra começa. Nos próximos dois anos estarei aqui continuando meu trabalho, atuando em favor da nossa cidade e do nosso povo."

 

Eleito presidente para o mandato 2021/2022, o vereador Dr. Fernando Lima aproveitou a última sessão ordinária realizada ontem, dia 19, para apresentar os avanços conquistados nestes dois anos de trabalho. “Meu foco sempre foi a atuação em parceria com todos os vereadores e em harmonia com o Executivo porque, independente das diferenças de pensamento, o que nos une é a construção da qualidade de vida da nossa população.” afirmou. 

Projetos importantes para a economia e desenvolvimento da cidade foram apresentados e aprovados na Casa nestes dois anos. A criação do Conselho e do Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres, cujo pré-projeto foi elaborado pelo vereador Dr. Fernando Lima em conjunto com um grupo de mulheres está entre os que mereceu destaque. 

Criado e com recursos, o Conselho vai ajudar a intensificar o combate à violência contra as mulheres e é uma ferramenta importante na promoção da atuação das mulheres na economia e desenvolvimento social e político das famílias do município. 

Outro avanço foi o reconhecimento de utilidade pública das cooperativas de recicladores, também de autoria do presidente. A iniciativa permitiu que es organizações tenham acesso a vários benefícios e possam ter acesso a recursos públicos disponibilizados para o desenvolvimento sustentável. 

O atual presidente, junto com o Executivo, começou um importante estudo sobre a poluição sonora na cidade. O problema é uma das principais reclamações da população e o estudo vai apontar as melhores alternativas para o controle da questão. 

Mais segurança 

Uma das conquistas que marcaram este biênio foi a criação da 11ª Companhia independente da Polícia Militar de Cambé. “A luta começou há muito tempo e muitas lideranças políticas se envolveram nela. Mas tivemos a sorte de nos tornarmos peça fundamental na fase final de concretização deste sonho”, explicou o presidente.

Ele relembrou que todos os vereadores se uniram para, junto com o prefeito Conrado Scheller e o deputado estadual Tiago Amaral, garantirem a vinda da 11ª CIA para Cambé. Com ela, Cambé e região ganham uma estrutura de segurança maior e melhor. 

Mudanças internas geraram eficiência 

A estrutura interna do Legislativo também passou por muitas mudanças. Procedimentos burocráticos foram simplificados e otimizados, garantindo agilidade e eficiência. Os vereadores e diretorias receberam notebooks modernos.

Também está prevista a compra de um software de processos eletrônicos. Ele vai melhorar a organização e o andamento dos processos, além de reduzir significativamente o consumo de papel. Dentro desta proposta mais sustentável também está previsto um convênio com entidades de recicláveis para a destinação correta dos papéis descartados. 

Comunicação e transparência 

Os trabalhos da Câmara ganharam mais visibilidade e transparência. O site foi modernizado; ganhou um novo visual e navegar nele se tornou mais simples e acessível. 

Hoje a população interessada em acompanhar as sessões e eventos da Câmara podem assistir a transmissão pelo Facebook e pelo Youtube. Mudanças que, além de qualidade, ainda resultaram em economia de recursos financeiros. “O serviço dicou mais eficiente e mais barato”, resumiu o presidente. 

As melhorias e desempenho da equipe resultaram na conquista que colocou o Portal da Transparência da Câmara de Cambé entre os melhores de todo o Estado. Ele ficou em 68º lugar entre os 399 municípios. Na avaliação do Tribunal de Contas-TCE-PR, o Portal teve pontuação melhor que a obtida pelas Câmaras de Londrina e Curitiba, por exemplo.

"Uma fase termina e outra começa. Nos próximos dois anos estarei aqui continuando meu trabalho, atuando em favor da nossa cidade e do nosso povo. Ao Tokinho, novo presidente, desejo uma gestão cheia de sucesso. A todos um Feliz Natal e um ótimo 2023 com as bençãos de Deus", concluiu.