Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Câmara participa da inauguração do Escritório de Compras para empresários locais

por Elisandra publicado 09/02/2024 16h03, última modificação 09/02/2024 16h03
Na manhã desta sexta-feira (09/02), a Câmara de Vereadores de Cambé esteve presente na inauguração do Escritório de Compras, uma inciativa da Prefeitura de Cambé, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O serviço faz parte do programa Compras Cambé, e tem o objetivo de aumentar a participação de micro e pequenas empresas, de forma gratuita, nos processos de vendas e disponibilidade de serviços ao poder público municipal.
A cerimônia contou com a participação do prefeito Conrado Scheller, do vice-prefeito Zezinho da Ração, do presidente da Câmara, vereador Tokinho, e dos vereadores Jota Mattos e Odair Paviani, além de secretários municipais, servidores, representantes do Sebrae, Associação Comercial e Empresarial de Cambé (ACIC) e empresários.
O Escritório de Compras visa capacitar e orientar empresários locais a participarem de licitações no município. O serviço faz parte do programa Compras Cambé, e tem o objetivo de aumentar a participação de micro e pequenas empresas, de forma gratuita, nos processos de vendas e disponibilidade de serviços ao poder público municipal.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Lourdes Maçolla, explicou que o atendimento do Escritório de Compras será segmentado, de acordo com as atividades de cada empresário, com a disponibilização de cursos, palestras e também o auxílio presencial, feito por uma servidora, capacitando o empreendedor para participar dos processos licitatórios locais. O serviço será realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ao lado da Sala do Empreendedor. Em um primeiro momento, os empresários podem procurar o Escritório de Compras no período da tarde, das 13h às 17h.
“A Prefeitura é a maior empresa de Cambé. Logo, os empreendedores terão a possibilidade de ampliar o hall de venda deles, aumentando o faturamento e, consequentemente, o crescimento e expansão da empresa”, afirmou. O prefeito Conrado Scheller salientou que essa é uma valorização com o empresário da cidade. “Com o Escritório de Compras visamos incentivar quem já agrega em Cambé. É uma troca, como gostamos de trabalhar aqui. Todo mundo ganha”, destacou o prefeito.
O projeto ainda foi classificado como um divisor de águas para o empreendedorismo de Cambé, segundo o gerente da regional Norte do Sebrae, Fabricio Bianchi. “Quando você realmente tem esse alinhamento que Cambé tem hoje do executivo com o legislativo e a sociedade civil organizada, gera um grande impacto. Principalmente porque as empresas passam a ter acesso de forma muito convergente com o interesse público, oferecendo para o cidadão os melhores produtos e os serviços com grande qualidade. E o potencial de compra aqui é muito grande. Agora as empresas que não tem conhecimento de como fazer isso, vão ter o Escritório de Compras, vão poder fazer contato direto com a Secretaria, para tirar dúvidas e se preparar para ficar apto a vender para o poder público. Para o município, isso é injeção de dinheiro porque gera emprego, salário, recolhimento de tributos e prosperidade”.
David Garcia, presidente da ACIC, ainda ressaltou que a classe empresarial está em festa porque Cambé saiu na frente mais uma vez, com uma aula de organização para a região. “O Escritório de Compras Pública de Cambé é uma resposta a um anseio antigo da comunidade empresarial, principalmente as micro e pequenas empresas, que precisava desse apoio e desse local para vender produtos e serviços para a Prefeitura. E mais importante, de cambeenses, de empresas cambeenses, e que irão vender para Cambé. Essa conjunção de forças vem em um momento muito bom porque temos uma cidade empreendedora, uma cidade que hoje é destaque estadual, por conta dessa dinâmica que foi criada em Cambé. Esse é um marco importantíssimo para essas empresas que não tinham acesso nenhum para vender ao poder público. Uma valorização ao pequeno empresário”, disse.