Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / César Cortez recebe a Comenda Grão de Café na Câmara Municipal

César Cortez recebe a Comenda Grão de Café na Câmara Municipal

por Elisandra publicado 22/03/2024 15h53, última modificação 22/03/2024 15h53
O jornalista, museólogo e historiador César Cortez recebeu da Câmara Municipal de Cambé, a Comenda Grão de Café, a mais alta honraria do município. A Sessão Solene de entrega da homenagem aconteceu na noite de quinta-feira (21/03), e foi comandada pelo vereador Jota Mattos, proponente da Comenda, e o presidente em exercício da Câmara, vereador Fernando Lima. Também esteve presente o vereador Odair Paviani, Estela Camata, Secretária de Educação e Cultura, que representou o prefeito Conrado Scheller, além de autoridades, convidados, familiares e amigos do homenageado.
César Cortez é ex-funcionário da Prefeitura de Cambé, ex-secretário de Cultura em dois períodos (1987-89 e 1993-96), museólogo profissional, e foi o primeiro diretor do Museu Histórico de Cambé, em 1985, além de Diretor de Patrimônio da Fundação Cultural e Artística da cidade.
A Comenda Grão de Café é a mais alta horaria do município e simboliza o reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade e o Projeto de Resolução nº1 de 2023 foi proposto pelo vereador Jota Mattos, teve votação secreta, como prevê o Regimento Interno, sendo aprovado por unanimidade com 10 votos em abril de 2023. “Quero agradecer mais uma vez ao César por contar uma história tão rica. Ter oportunidade de homenageá-lo é um prazer. E agradecer aos vereadores que votaram unânimes pela entrega da honraria”, disse Jota Mattos.
Em seu discurso, César Cortez fez questão de agradecer aos amigos e familiares presentes, aos vereadores – em especial ao proponente Jota Mattos. E contou parte de sua história, de como participou da criação do Museu Histórico de Cambé, em 1985, com o apoio do então prefeito Luiz Carlos Hauly. Lembrou ainda da pesquisa que resultou na descoberta do Sitio Arqueológico da Fazenda Santa Dalmácia, onde arqueólogos descobriram haver no local - desde 1610, um povoamento que foi denominado de Missão Jesuítica de São Joseph, que estava perdida há quase 400 anos.
“Nestes 39 anos do Museu, o objetivo está sendo cumprido, de preservar e difundir a luta do trabalhador pioneiro, e a cultura da nossa gente. Agradeço a todos que vieram prestigiar essa homenagem. São muitas histórias e muitos acontecimentos. E é uma honra receber essa Comenda da Câmara de Vereadores”, afirmou César Cortez.