Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Crédito Adicional de 2,2 milhões permitirá construção de UBS na região noroeste de Cambé

por Elisandra publicado 29/08/2023 14h27, última modificação 29/08/2023 14h27
Além da discussão de assuntos de interesse da comunidade em geral, a sessão ordinária (24ª) da Câmara de Vereadores de Cambé, realizada na noite de segunda-feira (28/08), marcou a aprovação da autorização para o Poder Executivo Municipal abrir Crédito Adicional Especial no valor de até R$ 2.2 milhões, e incluir na Lei Orçamentária Anual.
O crédito adicional será usado para aquisição de um terreno onde será construída uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na região noroeste, atendendo moradores dos residenciais Araucária, Cambé 3 e 5, os conjuntos habitacionais Ulisses Guimarães, Euthymio Casaroto e Mutirão, e os jardins Europa (1 e 2), Paraná e Terra Vermelha. O projeto segue para sanção do prefeito Conrado Scheller e publicação no Jornal Oficial.
Os vereadores lembraram a importância da região noroeste ganhar uma UBS. “Aquela região necessita de uma Unidade Básica de Saúde, que vai ajudar milhares de moradores. E esse dinheiro vai permitir a aquisição do terreno apropriado”, comentou o vereador Carlinhos da Ambulância.
Odair Paviani afirmou que a prefeitura não possui nenhum terreno grande o suficiente para a construção de uma UBS deste porte. “Lá será instalada uma UBS de porte 3, própria para atender o grande número de moradores da região noroeste”. Jota Mattos, que é do Mutirão, também comemora a instalação, em breve, da nova UBS. “É um pedido antigo e todos daquela região vão ser beneficiados”, disse o vereador. A nova UBS deverá ser construída na Avenida Francisco Delgado Sanches, que em seu prolongamento vira a Estrada da Prata (PR-536), chegando até a zona rural.
Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei nº 33/2023, que Institui o Programa de Incentivo ao Esporte Amador, a chamada Bolsa Atleta, em âmbito municipal. Com o aval na Câmara e a transformação em lei, a partir da sanção do prefeito Conrado Scheller e publicação no Jornal Oficial, as bolsas para atletas e paratletas serão concedias em três categorias: Categoria Atleta Formação; Atleta Estudantil; e Atleta Estadual, e os valores irão variar entre R$ 600 e R$ 1.200.
Já a Bolsa Técnico, que será destinada aos técnicos de atletas de base iniciantes e aos praticantes do esporte de alto rendimento, terá três níveis, com valores que variam de R$ 1.620 a R$ 4.320. Para efetuar estes repasses, também foi aprovado na 24ª sessão ordinária, o Projeto de Lei nº 34/2023, autorizando Crédito Adicional Especial no valor de até R$49 mil na Lei Orçamentária Anual.