Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Prefeitura fecha 2º Quadrimestre com maior superávit do ano

Prefeitura fecha 2º Quadrimestre com maior superávit do ano

por celia — publicado 04/10/2022 14h25, última modificação 04/10/2022 14h25
Dados foram apresentados durante audiência pública
Prefeitura fecha 2º Quadrimestre com maior superávit do ano

A equipe da prefeitura esclareceu as dúvidas dos vereadores

Na Audiência Pública da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), realizada na manhã da última sexta feira, na Câmara de Vereadores, pelas Secretarias Municipais de Fazenda e de Planejamento, os números mostraram uma cidade que está crescendo. Todas as receitas do município aumentaram acima dos 35%, enquanto as despesas subiram dentro da margem da inflação, o que levou ao superávit de cerca de R$56 milhões. No fechamento de 2021 o superávit foi de R$27 milhões.

Um dos principais termômetros de desenvolvimento econômico, o ISS - Imposto Sobre Serviços, por exemplo, cresceu mais de 38%, comparado ao mesmo período do ano passado. E o ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, aumentou em 44,53%.

Para o vereador Odair Paviani os números positivos são resultado de uma gestão eficiente. " Mesmo com as reposições salariais, houve uma queda no índice gasto com pessoal. Isso só foi possível com planejamento e trabalho sério de incentivo ao pagamento de impostos e taxas, além de uma política de apoio ao setor produtivo". elogiou. O índice de gastos com pessoal estava em 47% e foi para 44%.

Os vereadores Jota Mattos e Jefferson Guedes também destacaram a importância do crescimento do superávit. Ressaltaram que este "caixa" é que vai financiar os projetos e obras tão necessárias para a população. " Nós vereadores vemos o crescimento desta poupança como uma garantia de que os pedidos de obras e melhorias feitos pela população poderão ser realizados", afirmou o vereador Jota Mattos.

"O que estes números dizem é que, nosso trabalho nos dá segurança para investir nas melhorias que a cidade precisa. Os projetos e processos licitatórios estão sendo preparados e, a medida em que ficarem prontos as obras serão liberadas", resumiu o diretor do departamento de planejamento orçamentário, Emerson Radigonda.