Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Presidente da Câmara de Cambé quer saber quanto Sanepar e Copel faturam no município

por edinelsonalves — publicado 28/05/2019 13h45, última modificação 28/05/2019 14h30

Inconformado com os aumentos já anunciados das tarifas públicas sobre água e energia elétrica, o presidente da Câmara de Cambé, Vereador José Carlos Camargo (Zezinho da Ração), pediu informações por meio de ofícios para saber o quanto a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) e a Copel (Companhia Paranaense de Energia) faturam por mês no município.

A Sanepar pode aumentar, conforme autorização do Tribunal de Contas do Estado, em até 8,37% a tarifa de água e esgoto para os consumidores paranaenses; a energia elétrica também vai sofrer reajustes no próximo mês, segundo anunciou em comunicado a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) com aumento já confirmado no valor das bandeiras tarifárias.

Para o presidente do Legislativo de Cambé, José Carlos Camargo, “a posição da Sanepar e da Copel é bastante cômoda, pois elas simplesmente repassam para os consumidores os aumentos das tarifas sem considerar a difícil crise que o País enfrenta com milhões de desempregados e subempregados. Para dificultar ainda mais a vida dos consumidores de baixa renda, os aumentos sempre são bem superiores à inflação do período”, exemplifica.

Não é por acaso, afirma o presidente da Câmara de Cambé que, independente da crise que afeta todos os setores da economia, essas companhias continuam contabilizando lucros altos ano após ano. No caso da Sanepar, o lucro líquido totalizou R$ 892,5 milhões em 2018, aumento de 30,1% em comparação a 2017; já a Copel teve um faturamento líquido de R$ 1,4 bilhão em 2018, crescimento de 29% em relação a 2017.

Fonte - Assessoria de Imprensa da Câmara de Cambé