Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Noticias / Vereadores aprovam Comenda Grão de Café a César Cortez

Vereadores aprovam Comenda Grão de Café a César Cortez

por Aurélio Cardoso publicado 04/04/2023 13h03, última modificação 04/04/2023 13h03
Ex-secretário de Cultura e de Patrimônio da Fundação Cultural receberá a honraria

Além da discussão de assuntos de interesse da comunidade em geral, a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Cambé, realizada na noite de segunda-feira (03/04), marcou a aprovação da honraria Comenda Grão de Café a César Cortez. A sessão foi aberta pela palavra e textos bíblicos do Diácono Gabriel Cândido.

O Projeto de Resolução nº1 de 2023 foi proposto pelo vereador Jota Mattos, teve votação secreta, como prevê o Regimento Interno, sendo aprovado por unanimidade com 10 votos, e a Comenda deve ser entregue nos próximos meses. Ex-funcionário da Prefeitura de Cambé, ex-secretário de Cultura em dois períodos (1987-89 e 1993-96), museólogo profissional, César Cortez foi o primeiro diretor do Museu Histórico de Cambé, em 1985, além de Diretor de Patrimônio da Fundação Cultural e Artística da cidade.

A Comenda Grão de Café é a mais alta horaria do município e simboliza o reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade. “Já conhecia parte da história do senhor César Cortez, mas ao conversar e estudar mais sobre ele, fiquei realmente impressionado”, afirmou o vereador Jota Mattos.

Durante a sessão, os vereadores aprovaram, em primeira votação, o crédito adicional especial proposto pelo Executivo para o Orçamento Anual (lei 3.133/2022) de R$ 100 mil, que serão usados para aquisição de mobiliário urbano, na reforma e construção de praças na cidade.

A sessão ordinária ainda teve a aprovação, em primeira votação, da alteração da Lei Complementar 54/2020, o Código de Posturas do Município, que dispõe sobre a limpeza de lotes e edificações. Este item da lei altera e obriga o proprietário a limpar o terreno ou lote em até 5 dias, e não mais em até 10 dias, como previa a lei.

“A cidade está sofrendo com um possível surto de dengue por conta do número de criadouros ativos do mosquito. É preciso tomar providências”, disse o presidente da Câmara, vereador Tokinho. Cambé vive a situação de risco de dengue em 21 bairros, de acordo com os dados divulgados pelo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) no dia 21 de março.