Vereadores valorizam a força da mulher em 1ª Conferência Municipal
Encontro debateu ações, garantias de direitos e a proteção do público feminino na cidade, Estado e País
A Câmara de Vereadores de Cambé participou, nesta quarta-feira (2), da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Cambé, realizada no salão paroquial da paróquia Santo Antônio, no centro da cidade, valorizando a força da mulher na sociedade. Com o tema "As mulheres, os territórios e as cidades", o evento reuniu autoridades, representantes da sociedade civil, de entidades de defesa das mulheres, PM (Polícia Militar) e comunidade em geral.
O encontro, organizado pela prefeitura, discutiu sobre as políticas públicas voltadas à defesa e garantia dos direitos das mulheres cambeenses e o fortalecimento de redes de proteção, propostas que também serão levadas para a V Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres do Paraná, programada para agosto em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. A Conferência de Cambé contou com a palestra de Sueli Galhardi, presidente do Conselho dos Direitos da Mulher de Londrina, e foi dividida em seis eixos temáticos de debate, entre eles "saúde integral e bem-estar da mulher".
As vereadoras que fazem parte da Procuradoria da Mulher do Legislativo de Cambé - Viviane Villarini (PSD), Ellen Affonso (União Brasil) e Patrícia da Farmácia (PL) - estiveram presentes ou foram representadas pelas assessorias. "Como podemos ajudar as mulheres (vítimas de violência)? É dando este primeiro passo que vamos incentivar essas mulheres e encorajá-las. O medo jamais pode vencer a coragem", destacou Viviane Villarini, que é a Procuradora da Mulher.
Os vereadores Gallego (União Brasil) e Odair Paviani (PL), presidente da Câmara, também enalteceram a necessidade de superar os ciclos de violência contra o público feminino e frisaram a importância de espaços como a conferência para discutir ações em prol das mulheres. "Queremos parabenizar toda a equipe por preparar este momento tão importante", agradeceu Odair Paviani.
Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cambé, Simone da Silva Braga classificou a conferência como "histórica". "Hoje nós somos as vozes de muitas mulheres que não estão aqui, mas que precisam ser alcançadas. Que seja um momento construtivo", enalteceu. De acordo com o Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem aproximadamente 104,5 milhões de mulheres no Brasil, o que representa 51,5% da população.



